Quem Somos 2

Quem Somos

Nós acreditamos que em qualquer relação existem pessoas, com seus desejos e necessidades e também que o território – matriz da vida social, econômica e política – é gerador de sentido tanto individual quanto coletivo. Unir essas duas variáveis – pessoas e territórios – e integrar as várias dimensões da realidade é a nossa busca na transformação de territórios.

Como empresa de consultoria, trabalhamos na integração das dimensões social, econômica, jurídica, urbanística, ambiental e de engenharia, organizadas em quatro áreas principais de atuação: 1) Gestão Social Integrada; 2) Regularização Fundiária, Habitação e Saneamento Ambiental; 3) Sustentabilidade e Responsabilidade Social; e 4) Gestão de Cidades.

Temos como objetivo apoiar empresas de variados portes e setores da economia, governos e instituições do terceiro setor a atuar de forma integrada e equilibrada nos três pilares: econômico, social e ambiental. Buscamos gerar soluções que contribuam para o desenvolvimento dos territórios e que auxiliem na implantação de políticas públicas e de sustentabilidade e responsabilidade social de empresas. Implantamos soluções que tenham adesão e efetividade e que construam relações positivas entre as partes interessadas, gerenciando riscos e conflitos inerentes às intervenções no território.

Hoje somos uma empresa com atuação nacional e internacional, com lideranças experientes e uma equipe multidisciplinar formada por especialistas, mestres e doutores, somando mais de 600 colaboradores, já tendo atuado em 21 países e trabalhado diretamente com cerca de 1.000.000 de famílias, em 760 municípios.

O pioneirismo marcou toda a nossa trajetória. Combinando entendimento profundo das demandas, visão de mercado, planejamento estratégico e agilidade de resposta, estamos sempre propondo soluções customizadas, com o rigor técnico e atenção às singularidades de cada território, de modo a alcançar resultados cada vez mais completos para nossos clientes.

Com sede em São Paulo, possuímos escritórios em Recife e Maputo – Moçambique.

 

Lideranças

  • ÁLVARO OSCAR FERRAZ JUCÁ

    Co-Presidente
    Formado em ciências econômicas pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP em 1979. Co-presidente da Diagonal, é responsável pela gestão estratégica empresarial. Construiu uma sólida carreira desde 1980, liderando a implantação e a operacionalização de programas e projetos de desenvolvimento econômico, infraestrutura, de incentivos fiscais e de fomento na área social no Brasil. Antes de fundar a Diagonal, foi Diretor de Crédito Industrial e Infraestrutura do BANDEPE, coordenador da Secretaria Executiva do Fundo para Fomento de Programas Especiais de Pernambuco (FUPESPE) e economista-chefe do Departamento de Economia da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). Implantou o primeiro Programa de Incentivos Fiscais de Pernambuco (PRODEP) e também o Programa de Crédito Popular, criando um fundo administrado pelo então Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE), sendo uma das referências para a criação do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNE). Foi também responsável pelo incentivo e fortalecimento do Polo Turístico de Porto de Galinhas. No período de 1995/1996, foi Secretário de Estado da Indústria Comércio e Turismo em Pernambuco, sendo presidente dos Conselhos de Administração do Complexo Portuário e Industrial de Suape, da Empresa Pernambucana de Turismo e da Junta Comercial do Estado.

  • KATIA MARIA BELLO DE MELLO

    Co-Presidente
    Formada em engenharia civil e sanitária pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1982, fundou a Diagonal com Álvaro Jucá, em 1990. Responsável Técnica pela empresa, está à frente dos projetos, cuidando da parte metodológica, de planejamento e desenvolvimento técnico, capacitando equipes multidisciplinares para a realização dos trabalhos, como também acompanhando estrategicamente o desenvolvimento da empresa. Como coordenadora técnica desenvolveu propostas inovadoras que contribuíram para a formulação de políticas públicas e de sustentabilidade e responsabilidade social empresarial. Atualmente, é considerada uma referência em gestão social integrada, gestão territorial e sustentabilidade no Brasil, convidada a ministrar diversos seminários e workshops sobre esses temas em todo o país e internacionalmente. Sua experiência acumula uma visão estruturada sobre desigualdades sociais e desenvolvimento territorial sustentável. Antes da Diagonal, Kátia ocupou diversos cargos de diretoria e gerência no governo de Pernambuco e na prefeitura de Recife, nas áreas de planejamento, habitação, obras e orçamento.

  • ANA MARIA ARTIGAS ROCA

    Diretora de Negócios
    Formada em Serviço Social pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP) em 1979. Atualmente é diretora de negócios com ênfase em soluções integradas para intervenções habitacionais e de reassentamento. Em 1996 ingressou na Diagonal, atuando na coordenação operacional das atividades socioeducativas de desenvolvimento comunitário do Programa Guarapiranga. De 1997 a 2008 atuou na coordenação geral dos trabalhos de gerenciamento social para a Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB, adquirindo uma vasta experiência na gestão de diversos programas habitacionais em diferentes frentes de trabalho. Coordenou ações de reassentamento de famílias para implantação de obras de melhorias e expansão em grandes empreendimentos lineares e sistemas de circulação: Estrada de Ferro Carajás – EFC, Ferrovia Centro Atlântica – FCA, Rodoanel SP, Anel Viário de Cubatão, e a realização de estudos e diagnósticos nas comunidades lindeiras do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Iniciou sua atuação profissional na Secretaria da Criança, Família e Bem-Estar Social, implementando políticas sociais e programas de atendimento à criança e ao adolescente.

  • DEISE MARIA GOMES RAMOS COELHO

    Diretora de Negócios
    Formada em engenharia civil pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), em 1984, tornou-se especialista em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade Católica de Pernambuco. Ingressou na Diagonal em 1998, para integrar a equipe que elaborou o Plano Diretor de Esgotamento Sanitário da Região Metropolitana do Recife e desde 2012 atua como Diretora de Negócios, tendo anteriormente ocupado os cargos de Superintendente de Territórios e Gerente de Projetos. Tem desenvolvido projetos de saneamento ambiental, reassentamento de famílias, gerenciamento integrado de obras, pós-ocupação e elaboração de planos municipais integrados nos estados de Pernambuco, Maranhão e São Paulo e em países como Peru, México e Moçambique. Foi funcionária da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) e como profissional liberal elaborou diversos planos e projetos de abastecimento d’água e esgotamento sanitário para os estados de Pernambuco, Paraíba, Bahia e Pará.

  • ELZA MARIA BRAGA DE CARVALHO

    Diretora de Negócios
    Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie em 1986, tem mestrado e doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo sobre Políticas Públicas de Regularização Fundiária de Conjuntos Habitacionais, Loteamentos e Favelas. Atualmente é Diretora de Negócios nos contratos de Regularização Fundiária, Trabalho social de Pós–ocupação e administração condominial em empreendimentos HIS. Na Diagonal desde 1996, sempre ocupou cargos de liderança, atuando predominantemente em contratos públicos, na elaboração de diagnósticos e projetos integrados, planos estratégicos de desenvolvimento territorial e na capacitação de equipes multidisciplinares em diversos Estados no Brasil. Ao longo da sua trajetória destacou-se no desenvolvimento e implantação de metodologias para programas e projetos de regularização fundiária com participação comunitária em mais de 340 municípios no Estado de São Paulo. Trabalhou em escritórios de arquitetura em Genebra e Lausanne na Suíça e, em São Paulo, com o arquiteto Ruy Ohtake. Acumulou experiências na implantação de políticas públicas habitacionais de interesse social e na área de planejamento urbano na Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) da Prefeitura do Município de São Paulo, na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e na Coordenadoria de Habitação da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo. Em escritório próprio, prestou serviços de assessoria técnica à Associação de Moradores do Rudge Ramos na elaboração de projetos e na criação de cooperativa habitacional. Em empresas de gerenciamento e consultoria, coordenou e gerenciou projetos habitacionais de interesse social, de urbanização de favelas e de saneamento ambiental.

  • JOSÉ CARLOS RODRIGUES DE MELO

    Consultor
    Formado em engenharia civil pela Escola de Engenharia de Pernambuco, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1965. É sócio e diretor da CONDOMINIUM _ Empreendimentos Ambientais Ltda, empresa do grupo Diagonal especializada no Modelo Condominial de Esgotos. Desde 1980, dedica-se à formulação, desenvolvimento e implementação desse método de saneamento básico, tendo atuado em diversos estados brasileiros, como Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Tocantins e Bahia, e em Lima, no Peru. Prestou serviços e firmou parcerias com organizações como companhias de água e esgoto estaduais, Banco Mundial, Banco Nacional da Habitação e Organização Pan-americana da Saúde. Desenvolve desde a divulgação do método condominial, a elaboração de projetos, a mobilização comunitária e a assessoria técnica até a implantação de sistemas condominiais em cidades e regiões e a elaboração de planos de ordenamento dos esgotos na metodologia condominial. Liderou mais de três centenas de projetos na área de saneamento ambiental. Iniciou sua carreira profissional como funcionário da Cia. de Água e Esgotos do Nordeste (CAENE) (1965/1968), dedicando-se, a partir de então, à iniciativa privada. Primeiramente, como sócio e diretor da ACQUA-PLAN_Estudos, Projetos e Consultoria (1968/1979), prestando consultoria a empresas e organizações nacionais e estrangeiras e, a partir de 1993, fundando a CONDOMINIUM. Presidiu a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) - PE e foi conselheiro eleito da ABES Nacional, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) - PE e do Clube de Engenharia de Pernambuco. Foi vice-prefeito (eleito) do Recife (1986/88) e Secretário de Estado das obras, Saneamento e Meio Ambiente de Pernambuco (1987/89).

Brasil

São Paulo

Rua Líbero Badaró, 293 - 32º andar - Centro
+55 (11) 3292-1500
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01009-907
Brasil

Recife

Rua da Moeda, 131 - Bairro do Recife
+55 (81) 3031-4021
Recife – PE - Brasil - CEP: 50030-040
Africa

Moçambique

Av. 24 de Julho n° 07, 6° andar B
+258 21-493396
Polana Maputo Moçambique