Historico 1

Histórico

Tudo começou quando, depois de conquistar resultados concretos e expressivos na melhoria da qualidade de vida de comunidades, trabalhando na gestão pública em Pernambuco, Kátia Mello e Álvaro Jucá decidiram, em 1990, se associar para criar uma empresa. Nasce a Diagonal.

Em seus primeiros passos, a Diagonal atuou com trabalhos nas áreas de REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, HABITAÇÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL, integrando fortes componentes urbanísticos, ambientais, jurídicos e sociais. Essa ousadia e competência em atuar de forma integrada, mobilizando distintas dimensões a trabalharem articuladas em torno de objetivos comuns, marcam o caráter inovador da Gestão Social realizada pela Diagonal – uma GESTÃO SOCIAL INTEGRADA. Trabalho que ganha relevância com a atuação junto à Prefeitura de São Paulo, criando metodologias e influenciando políticas públicas sociais, imprimindo agilidade e eficiência no trabalho técnico social. Não à toa, marcos importantes do país se referem a projetos desenvolvidos com o apoio da Diagonal, como a conquista da primeira sentença coletiva de usucapião urbana e o primeiro programa federal de urbanização de favelas.

Esse percurso pioneiro e de importantes resultados permitiu à Diagonal ampliar sua atuação para SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL de empreendimentos de diversos setores da economia, estimulando o desenvolvimento local dos territórios. Há vinte anos, sustentabilidade ainda não era um assunto tão discutido como é hoje. Mas, na cabeça e no sonho de Kátia, Álvaro e muitos outros profissionais experientes que se juntaram no caminho, a pergunta era: por que não?

A pergunta foi virando resposta, metodologia, estratégia e ação. A Diagonal tornou-se referência no mercado atendendo, com eficiência e credibilidade, a demandas de empresas e governos para projetos de desenvolvimento territorial sustentável em países, regiões e cidades, em geral, marcados por vulnerabilidades sociais e ambientais e com ritmos acelerados de crescimento e transformação socioeconômica.

Investindo continuamente na qualidade de seus processos e resultados e, atenta aos desafios contemporâneos que se impõem às cidades e metrópoles, a Diagonal inova mais uma vez ao aliar a prática da Gestão Social Integrada ao desenvolvimento de modelos de GESTÃO DE CIDADES, buscando a construção e o fortalecimento de cidades cada vez mais inteligentes e resilientes. Para a Diagonal, esse desafio carrega o desejo de espaços urbanos mais sustentáveis, igualitários, saudáveis, ambientalmente responsáveis, preparadas para enfrentar e prevenir situações de caos e crises, sem, no entanto, prejudicar seu desenvolvimento de forma equilibrada.

A Diagonal e suas lideranças sempre acreditaram na integração entre diferentes saberes e disciplinas e na potencialidade da INOVAÇÃO E DA TECNOLOGIA colocada a serviço de projetos transformadores. Apostam, assim, na vontade de fazer diferente para trazer resultados surpreendentes nas atuações de empresas, governos e terceiro setor, no Brasil e no mundo.

O orgulho de poder fazer parte desta história e a chance de ver essas mudanças acontecerem inspiram a Diagonal, cada dia, a realizar muito mais.

Brasil

São Paulo

Rua Líbero Badaró, 293 - 32º andar - Centro
+55 (11) 3292-1500
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01009-907
Brasil

Recife

Rua da Moeda, 129 - Bairro do Recife
+55 (81) 3031-4021
Recife – PE - Brasil - CEP: 50030-040

Africa

Moçambique

Av. 24 de Julho n° 07, 6° andar B
+258 21-493396
Polana Maputo Moçambique