Lideranças
Kátia Mello
Formada em engenharia civil e sanitária pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1982, fundou a Diagonal com Álvaro Jucá, há 20 anos. Responsável Técnica pela empresa, está à frente dos projetos, cuidando da parte metodológica, de planejamento e desenvolvimento técnico, capacitando equipes multidisciplinares para realização dos trabalhos, como também acompanhando estrategicamente o desenvolvimento da empresa. É considerada uma referência em gestão social integrada, na gestão territorial e sustentabilidade hoje no Brasil, convidada a ministrar diversos seminários e workshops sobre esses temas em todo o país e internacionalmente. Sua experiência acumula uma visão estruturada das desigualdades sociais e do processo de desenvolvimento territorial sustentável. Antes da Diagonal, Kátia ocupou diversos cargos de diretoria e gerência no governo de Pernambuco e na prefeitura de Recife, nas áreas de planejamento, habitação, obras e orçamento.



Álvaro Jucá
Formado em ciências econômicas pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP em 1979 e com mestrado em economia e sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/ PIMES, tem uma sólida carreira de 31 anos liderando a implantação e a operacionalização de programas e projetos de desenvolvimento econômico, infraestrutura, de incentivos fiscais e de fomento na área social no Brasil. Implantou o primeiro Programa de Incentivos Fiscais de Pernambuco (PRODEP) e também o Programa de Crédito Popular, criando um fundo administrado pelo então Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE), sendo uma das referências para a criação do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNE). Foi também responsável pela incentivo e fortalecimento do Pólo Turístico de Porto de Galinhas. Na Diagonal, é responsável pela área de desenvolvimento econômico e de negócios, e acompanha estrategicamente o desenvolvimento da empresa. Antes de fundar a Diagonal, foi Diretor de Crédito Industrial e Infraestrutura do BANDEPE, coordenador da Secretaria Executiva do Fundo para Fomento de Programas Especiais de Pernambuco (FUPESPE) e economista-chefe do Departamento de Economia da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). No período de 1995/1996, foi Secretário de Estado da Indústria Comércio e Turismo em Pernambuco, sendo presidente dos Conselhos de Administração do Complexo Portuário e Industrial de Suape, da Empresa Pernambucana de Turismo e da Junta Comercial do Estado.



Vilma Dourado
Formada em serviço social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em serviço social e pós graduação em didática de Ensino Superior, também pela UFPE. Por 29 anos foi funcionária pública, ocupando diversos cargos de direção nas áreas de planejamento, serviço social, saúde e pesquisas. Na área acadêmica, foi professora da Universidade Católica de Pernambuco, da Faculdade de Administração do Estado de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco. Também atuou como consultora do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento na área de gestão social. Como gestora da Diagonal há 18 anos, é a responsável técnica da empresa junto ao Conselho Regional de Serviço Social - CRESS/SP. Atualmente é diretora de negócios, respondendo pelas metodologias, pela implantação e monitoramento de projetos de ação social integrados e de pesquisas, e é uma referência internacional no tema social.



Ana Maria Artigas Roca
Formada em serviço social pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP) em 1979. Iniciou sua atuação profissional na Secretaria da Criança, Família e Bem-Estar Social, implementando políticas sociais e programas de atendimento à criança e ao adolescente. Em 1996 ingressou na Diagonal, atuando na coordenação operacional das atividades socioeducativas de desenvolvimento comunitário do Programa Guarapiranga. De 1997 a 2008 atuou na coordenação geral dos trabalhos de gerenciamento social para a Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB, adquirindo uma vasta experiência na gestão de diversos programas habitacionais em diferentes frentes de trabalho. Atualmente é diretora de negócios com ênfase em soluções integradas para intervenções habitacionais e de reassentamento.



Isolda Maria Rocha Leitão
Formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco [UFPE] em 1975. Após expressivos resultados obtidos nos contratos sob sua liderança ao longo dos quase 20 anos de contribuição à Diagonal, assumiu a Diretoria de Negócios, que atende os clientes de diversas áreas como mineração e siderurgia, petróleo e gás, Grupo Odebrecht, coordenando equipes nas áreas de estudos territoriais integrados, projetos habitacionais e de infraestrutura.
Atuou durante muitos anos no serviço público, onde exerceu vários cargos de direção, especialmente os relacionados aos programas de políticas públicas de regularização da terra. Na Diagonal, foi gerente dos trabalhos desenvolvidos na área de regularização fundiária nos municípios de Belo Horizonte/MG, Santos/SP, Santo André/SP, São Paulo/SP e Curitiba/PR. Como gestora de contratos na Venezuela, gerenciou o componente social do Projeto El Diluvio-Palmar [2006 a 2009]. Trabalhou ainda como Superintendente de Negócios, liderando a execução dos novos projetos da empresa, com foco no crescimento e diversificação.



Marta Maria Lagreca de Sales
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, com Pós-Graduação em Urbanismo, Cidade e História pela Universidade Politécnica da Cataluña, Mestrado e Doutorado em Urbanismo pela FAU/USP. Como sócio-diretora de um escritório de arquitetura obteve o 1° lugar na Premiação Anual do IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil – na categoria Urbanismo [obra construída], com três projetos de espaços livres públicos em favelas e loteamentos. Atualmente lidera a Diretoria de Gestão do Conhecimento na Diagonal, cujo objetivo é centralizar toda a experiência acumulada em cada projeto que a empresa participou para que sejam institucionalizados, compartilhados e organizados internamente para, desta forma, criar sinergia entre as metodologias aplicadas em todas as diretorias, incorporando e multiplicando as boas práticas a todos os processos. Além de monitorar permanentemente o mercado em busca de novas oportunidades, produtos e novas metodologias. Trabalha também como professora associada da Escola da Cidade - Arquitetura e Urbanismo, desde 2004. Na Diagonal desde 2005, coordenou diagnósticos, planos e empreendimentos dentro e fora do país e desempenhou, ainda, o cargo de Superintendente de Conteúdos, responsável por garantir a qualidade dos produtos e o alinhamento das demandas.
Atuou em diversos projetos públicos nas esferas municipal, estadual e federal envolvendo operações urbanas, projetos de reconversão urbana, infraestrutura, habitação e recuperação ambiental.



Valéria Bomfim
Arquiteta e urbanista, mestre em engenharia da construção civil e urbana, e doutoranda em arquitetura e urbanismo, todos pela Universidade de São Paulo. Consultora e pesquisadora na área de projetos urbanos e pesquisas socioeconômicas em algumas instituições reconhecidas no país. Atua na Diagonal desde 2007, desenvolvendo projetos no Pará e em outras regiões. Hoje, como Superintendente de Território, é responsável pela gestão integrada dos projetos nos territórios onde a Diagonal atua junto aos clientes.



Deise Coelho
Formada em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco e com especialização em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE -. Ao longo da sua trajetória, acumulou experiência de 27 anos na coordenação e elaboração de estudos, planos e projetos de abastecimento d’ água e esgotamento sanitário, sejam para áreas de baixa renda, municípios ou regiões metropolitanas. Iniciou na Diagonal em 1998 e, durante esse período, desempenhou cargos de liderança, sendo responsável por projetos em diversas localidades – Recife, São Luís, Peru, Moçambique etc. Atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Territórios da filial Recife.